Presença do Exército Brasileiro na logística – Armazenagem de produtos controlados

BLOG

HOME / Presença do Exército Brasileiro na logística – Armazenagem de produtos controlados
Presença do Exército Brasileiro na logística – Armazenagem de produtos controlados Presença do Exército Brasileiro na logística – Armazenagem de produtos controlados

Presença do Exército Brasileiro na logística – Armazenagem de produtos controlados

por Jeferson Matoso / 26 abr, 2018

No dia 19 de abril comemoramos o dia do Exército Brasileiro, homenageando nesta data o exército como entidade de proteção do território e nação brasileira. E este importante órgão não poderia deixar de estar presente na logística.

Um grande papel desempenhado pelo Exército é o controle produtivo e logísticos de centenas de produtos no território nacional, que dentre os diversos segmentos estão os de armas de fogo, produtos químicos, e muitos outros. Armazéns gerais e indústrias que trabalham com a estocagem daqueles produtos devem atender às diversas obrigatoriedades, tanto com benfeitorias de segurança no armazém, como câmeras de segurança, portas com sensores e controle de acesso, alarmes, avisos de acessos restritos, equipamentos para manuseio, e também existem exigências de controle do recebimento, movimentação, consumo e expedição daqueles produtos.

Para haver o controle operacional dos produtos é indispensável a utilização de sistemas de gerenciamento de armazéns que suportam este tipo de operação. Dentre os requisitos que o sistema deve atender estão:

  • Possibilidade de classificação do cadastro do SKU como um produto controlado;
  • Registro e vinculação entre produto e nota fiscal recebida;
  • Registro de dados logísticos (data de fabricação, data de vencimento, lote, série, fornecedor);
  • Rastreabilidade das movimentações do produto dentro do armazém;
  • Registro da pessoa responsável pela movimentação;
  • Registro das expedições contendo o lote consumido;
  • Restrição das atividades de armazenagem, movimentação, reabastecimento, inventário e expedição aos usuários habilitados para o manuseio;
  • Todo o controle sistêmico aplicado na operação também desempenha um papel importante no momento de levantar os impostos que serão pagos ou restituídos sobre os produtos controlados.

Temos que ter em mente que além do cumprimento das leis, este controle rígido deve ser encarado como responsabilidade com a segurança do nosso país, pois todo esse controle impede que a segurança pública sofra com o extravio de materiais que nas mãos erradas afetam nossa segurança.