No dia 19 de abril comemoramos o dia do Exército Brasileiro, homenageando nesta data o exército como entidade de proteção do território e nação brasileira. E este importante órgão não poderia deixar de estar presente na logística.
Um grande papel desempenhado pelo Exército é o controle produtivo e logísticos de centenas de produtos no território nacional, que dentre os diversos segmentos estão os de armas de fogo, produtos químicos, e muitos outros. Armazéns gerais e indústrias que trabalham com a estocagem daqueles produtos devem atender às diversas obrigatoriedades, tanto com benfeitorias de segurança no armazém, como câmeras de segurança, portas com sensores e controle de acesso, alarmes, avisos de acessos restritos, equipamentos para manuseio, e também existem exigências de controle do recebimento, movimentação, consumo e expedição daqueles produtos.
Para haver o controle operacional dos produtos é indispensável a utilização de sistemas de gerenciamento de armazéns que suportam este tipo de operação. Dentre os requisitos que o sistema deve atender estão:
Temos que ter em mente que além do cumprimento das leis, este controle rígido deve ser encarado como responsabilidade com a segurança do nosso país, pois todo esse controle impede que a segurança pública sofra com o extravio de materiais que nas mãos erradas afetam nossa segurança.