19/10 – Dia do Profissional de informática e dia nacional da inovação

BLOG

HOME / 19/10 – Dia do Profissional de informática e dia nacional da inovação
19/10 – Dia do Profissional de informática e dia nacional da inovação 19/10 – Dia do Profissional de informática e dia nacional da inovação

19/10 – Dia do Profissional de informática e dia nacional da inovação

por Lucas Souza / 19 out, 2021

• A importância do profissional de TI

O século XX contemplou os maiores saltos tecnológicos na história da humanidade. Passamos do estágio onde éramos uma civilização que dependia de energias não renováveis, como o carvão, para atingir nossos objetivos comerciais e logísticos, para uma sociedade movida pela eletricidade.
Com o advento do computador, que foi extremamente impulsionado pela Segunda Guerra Mundial, grandes empresas, como os grandes bancos, começaram a processar suas transações em mainframes, com uma programação extremamente complexa e manual, limitando-se a cálculos hoje em dia considerados relativamente simples.
Desde essa época, notava-se a necessidade de um profissional especializado para programar tais sistemas. O profissional de TI, hoje, é o agente capaz de intervir em novas criações de plataformas, softwares, conceitos, frameworks, dentre outros aspectos que garantem a plena operação dos mercados globais, seja desde a Bolsa de Valores de Xangai ou a Norte Americana, até um simples sistema de gestão de vendas de um mini mercado.

• IOT

A IoT (Internet of Things) e a IIoT (Industrial Internet of Things) estão intrinsecamente ligadas com as revoluções tecnológicas e demandas de mercado. Desde a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, o desenvolvimento de sistemas de telemetria, sistemas embarcados e sistemas de controle moderno, cresceu muito. Atualmente, graças à essas descobertas, um Smartphone das gerações atuais pode possuir mais poder de processamento do que os foguetes e módulos de comando utilizados nas missões Apollo.
A IoT deriva destes conceitos descobertos na época, para o controle das missões, mas atualmente por meio da internet e seus protocolos, como o MQTT, por exemplo, em vez de ondas de rádio. Ótimos exemplos das suas aplicações atualmente estão em automóveis, com sua geolocalização e nos wearables, para monitoramento de sinais vitais.
Na indústria 4.0, a IIoT promove a confiabilidade de sistemas de produção mesmo que não haja intervenção humana fisicamente em todos os momentos. Torna-se possível, a partir de protocolos de comunicação e de internet, e softwares que realizam tal conexão, controlar e monitorar as máquinas dos processos.

• Logística 4.0

A Logística 4.0 se beneficia desses conceitos supracitados, trazendo inovações para a rastreabilidade e controle dos processos logísticos, de maneira remota e inteligente. A Zion Logtec possui a capacidade de integração do sistema WMS em oportunidades de projeto no ramo da Logística 4.0, atendendo parametrizações e processos específicos de seus clientes, permitindo dessa forma a modernização dos controles de processos nos armazéns, aumentando a confiabilidade e acuracidade dos processos.