Muitos dos maiores feitos na história se tornaram possíveis graças ao setor aeroviário, mas acho que nenhum deles foi tão singular quando o esforço aéreo no bloqueio de Berlim em 1948.
Em decorrência da guerra fria, os soviéticos impuseram um bloqueio terrestre e marítimo a Berlim ocidental impossibilitando que quaisquer suprimentos pudessem chegar a cidade. As negociações obtiveram êxito na liberação de três corredores aéreos que em condições normais, jamais seriam capazes de atender a demanda de suprimentos para cerca de 2 milhões de habitantes.
Em frente a tal situação, os esforços coordenados de vários países culminaram em uma das maiores (e ao meu ver uma das mais significativas) operações logísticas da história que foi a ponte área de Berlim.
Durante os 15 meses do bloqueio, forças combinadas de vários países (coordenados pelos EUA e Inglaterra) realizaram o transporte de suprimentos para Berlim em uma taxa que no pico da operação, chegou a realizar uma aterrisagem a cada 30 segundos (dia e noite) totalizando neste período mais de 270.000 entregas de suprimentos.
Mais do que um feito logístico sem precedentes, a iniciativa mostrou que o esforço (e sacrifício) conjunto dos profissionais do setor aeroviário conseguiram não só manter a cadeia de abastecimento, como também prover um tipo de “produto” que embora não seja tangível, fez toda a diferença para os Berlinenses naquele momento. Esperança!
Ao meu ver esse feito perdura até os dias de hoje, visto que o setor aeroviário continua em seu esforço ininterrupto de nos prover a esperança para continuarmos a enfrentar e vencer estes tempos difíceis.
Cientes de que as soluções da Zion Logtec contribuem para tornar esse cenário possível, agradecemos a todos os que direta e indiretamente possibilitam que o setor aeroviário continue nessa missão de nos levar para dias melhores.”