4 Dicas para melhorar a Gestão da Armazenagem dos seus produtos

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4 Dicas para melhorar a Gestão da Armazenagem dos seus produtos

por Zion Logtec / 05 abr, 2022

Geralmente quando visitamos uma operação logística acabamos observando que o time de armazenagem perde muito tempo na busca do melhor endereço de armazenagem, sem contar o custo com movimentações de empilhadeiras.

E digo mais, além destas dificuldades, a má gestão de armazenagem pode acarretar mais custos inclusive no processo de expedição, pois o time precisará se deslocar muito mais para separar os produtos, também aumentando o tempo médio de expedição e, consequentemente, seu custo de operação.

Todos sabemos que na gestão logística essas perdas de tempo de processos são muito impactantes, então nós vamos hoje te dar algumas dicas de como realizar um bom gerenciamento da armazenagem dos seus produtos para facilitar sua operação e diminuir esses problemas e custos desnecessários.

1 – Predefina um layout (arranjo físico) de seu armazém de uma maneira que facilite toda a movimentação;

2 – Identifique o armazém e todos os seus endereços fisicamente com nomenclaturas de prédio, área, rua, fila, andar e subnível, para facilitar a localização precisa e a rápida locomoção até o local;

3 – Crie regras de armazenagem de acordo com a necessidade de sua operação. Por exemplo:

1 – Curva ABC, onde os itens de curva A (ou seja os produtos que tem mais saída) fiquem mais próximos da área de carregamento ou check out, diminuindo o tempo médio de expedição. Geralmente esse processo é utilizado em operações que demandam muito volume de expedição e precisa de muita agilidade;

2 – O segundo exemplo também tem a ver com operações que também necessitam de agilidade no processo de expedição e que trabalham com a saída de muitos itens fracionados. É possível criar regras de endereços de itens fracionados, os chamados endereços de picking. Neste modelo é possível criar endereços de pulmão (que estão em cargas unitizadas) que reabastecem os endereços com itens fracionados no decorrer da operação, facilitando a separação e resultando em uma alta performance na expedição;

3 – E o terceiro exemplo é por grupo de produtos, criando regras de armazenagens por segmentos. Além de seu armazém estar bem organizado, facilita a identificação da localização e também apoia na qualidade dos produtos armazenados. Esse processo geralmente é utilizado em grandes operadores logísticos que possuem vários tipos de segmentos ou então itens que possuem incompatibilidades químicas, como o caso do segmento alimentício, produtos alergênicos e não alergênicos, entre outros itens que são incompatíveis. Com essa gestão é possível diminuir os custos com perdas de produtos avariados ou contaminados.

4 – E a última, mas não menos importante, dica é, após o recebimento e a conferencia das mercadorias, siga com o processo de armazenagem de acordo com as regras pré-definidas. Não ceda de forma alguma e não permita que sua equipe bagunce tudo. Você vai se surpreender com a mudança positiva que ocorrerá em seu estoque ou armazém logístico.

Mas é muito importante ressaltar que, para conseguir automatizar esses processos e economizar tempo e dinheiro com isso, você precisa ter em sua indústria ou armazém geral um software WMS (Warehouse Management System, ou, Sistema de Gestão de Armazém) profissional e minuciosamente parametrizado conforme as necessidades do seu negócio.

Com o Zion WMS você pode definir várias regras de armazenagem e ele fará a sugestão automaticamente do melhor endereço a ser armazenado.

Assim todo o fluxo ficará simples para sua operação e seguirá exatamente o que foi predefinido, sem prejudicar seu FIFO (Fisrt In, First Out, ou seja, primeiro a entrar, primeiro a sair) ou FEFO (First Expire, First Out, ou seja, primeiro a expirar, primeiro a sair). Eu poderia explicar um pouco melhor esses dois termos que são muito utilizados na logística de armazenagem mas, acredito que esse seja assunto para outro vídeo.

O importante é você compreender que com uma solução WMS profissional você conseguirá ganhar mais produtividade e facilitará o dia a dia de toda sua equipe, pois o sistema realizará toda essa avaliação no momento certo, com o menor custo possível.

E você já sabe que quanto menor o custo operacional, maior a saúde financeira da empresa. Não é mesmo?

Você se identificou com o assunto desse artigo? Gostaria de conversar um pouco com nosso time de especialistas e conhecer nosso Zion WMS? Então entre em contato pelo email comercial@zionlogtec.com.br ou ligue para o número 14 3438-3950.

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Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou outro relacionado à logística de armazenagem? Então escreva aqui nos comentários. Quem sabe a resposta para sua dúvida não se torne um vídeo ou artigo para ajudar ainda mais pessoas…

Um abraço e ótima logística pra você!