A grande contribuição da mulher em operações logísticas.

BLOG

HOME / A grande contribuição da mulher em operações logísticas.
A grande contribuição da mulher em operações logísticas. A grande contribuição da mulher em operações logísticas.

A grande contribuição da mulher em operações logísticas.

por Elivana Fernanda Barbosa / 08 mar, 2021

Quantas vezes ao ouvir falar de Operação Logística você imaginou mulheres em atividade? Poucos pensam em mulheres no comandando de operações do armazém, gerenciando estoque, corrigindo falhas ou tomando decisões importantes.

Muito além do que se pensava no início do século XX, quando as mulheres foram introduzidas no mercado de trabalho os homens se dirigiam às batalhas na I e II Guerra Mundial. A partir deste momento as mulheres tiveram cada vez mais espaço inclusive em áreas que eram dominadas pelo gênero masculino. E o setor de logística principalmente, predominantemente masculino vem dando lugar à diversidade.

Inclusive o avanço e as conquistas da área estão ligados à este aumento da presença de mulheres, pois conceitos, informações e ideias deste novo público tem se mostrado mais importantes quanto força ou habilidades manuais.

Richard Boyatzis e Daniel Goleman, especialistas de comportamento organizacional, apontam em suas pesquisas que dentre outras capacidades, as mulheres levam vantagem sob os homens em competências emocionais como liderança, influência, gestão de conflitos, resiliência e atenção a detalhes.

No universo organizacional da Logística, as competências encontradas em mulheres pelos especialistas de comportamento são fatores primordiais para a ocupação de cargos em toda cadeia. Por esta motivação temos hoje uma crescente ocupação de cargos femininos na logística desde as competentes operadoras de empilhadeira até as Gerentes de Logística, cada uma se impondo e desenvolvendo da melhor maneira o cargo com suas habilidades.

Observamos também que as habilidades femininas em termos de flexibilidade, senso de urgência e implementação de metas, são necessárias para atender um segmento que, até mesmo por conceito, visa otimizar processos (mesmo que isso provoque grandes mudanças), reduzir custos e atender padrões de qualidade.

Ainda hoje existem dificuldades para serem enfrentadas, questionamentos e surpresas ao lidar com uma mulher em atividade no setor, muitas vezes por incrível que pareça, partindo de uma outra mulher, mas nada que não seja superado pela maturidade, inteligência emocional, experiência e jogo de cintura para cada situação.

Que a cada dia possamos contribuir, para as operações logísticas junto a outros setores e assim gradualmente vamos extinguir as barreiras que ainda restam para a elevação e reconhecimento do trabalho de grandes mulheres!