A importância do controle de estoque em tempos de pandemia

BLOG

HOME / A importância do controle de estoque em tempos de pandemia
A importância do controle de estoque em tempos de pandemia A importância do controle de estoque em tempos de pandemia

A importância do controle de estoque em tempos de pandemia

por Jonas Bianco / 12 abr, 2021

Diante dos problemas do mercado, no momento atual, muitas empresas estão tendo dificuldades para realizar a gestão de estoque de maneira assertiva e eficiente.

Empresas que estavam com o estoque abastecido antes do início da pandemia podem estar enfrentando perda de materiais e custos mais elevados.

Por outro lado, a falta de insumos pode significar atrasos na produção, perda de vendas e insatisfação dos consumidores. E nesse momento tão difícil, infelizmente algumas empresas tiveram que pausar suas atividades, enquanto outras que comercializam produtos essenciais, para humanos e animais, estão liberadas para funcionar normalmente. São considerados essenciais:

  • Itens de alimentação;
  • Medicamentos;
  • Itens de higiene e limpeza;

Portanto, a primeira dica é que o estoque da empresa seja abastecido com produtos dessa categoria, enquanto os considerados não essenciais devem ficar para uma prioridade menor. Claro que é válido para quem trabalha com as duas classes de produtos.

O empresário deve ficar atento com os altos e baixos da pandemia e evitar estocar produtos que possa perder a validade ou não tenha o mesmo consumo de antes.

A tecnologia, assim como aconteceu em quase todos os outros segmentos, ganhou mais espaço e apareceu como solução integrada para a logística de armazenagem, tal qual o WMS da Zion.

Esta solução possibilita ao gestor da Operação ter total rastreabilidade da mercadoria, desde seu processo de recebimento, passando pela movimentação interna, picking, inventário até a sua expedição.

Todas essas operações asseguram que serão embarcadas as mercadorias certas, nas quantidades corretas e com qualidade exigida pelo cliente.