Acuracidade de Estoque. Que palavrão é esse?

BLOG

HOME / Acuracidade de Estoque. Que palavrão é esse?
Acuracidade de Estoque. Que palavrão é esse? Acuracidade de Estoque. Que palavrão é esse?

Acuracidade de Estoque. Que palavrão é esse?

por Zion Logtec / 01 fev, 2022

Sua equipe torce o nariz sempre que precisa fazer um inventário?

Você tenta de diversas formas e nunca bate seu inventário? Pois bem, saiba que esse problema é grave e acontece em muitas, muitas empresas. E isso acontece por diferentes motivos: falhas humanas, falta de uma etapa de revisão na entrada ou saída da mercadoria, sistema de gestão de estoque limitado, etc.
E ainda pior do que não “bater” o inventário é constar determinado produto no sistema, algum executivo vender o item e, quando o colaborador vai separar o pedido, o item simplesmente não existe. A frustração que isso causa em você, em seu diretor e sua equipe é grande, mas a frustração do seu cliente é ainda maior.
Não deixe mais isso acontecer em seu estoque ou armazém logístico. Entenda de uma vez por todas o que é acuracidade de estoque e como você pode alcançá-la.

Acuracidade de Estoque

Acuracidade nada mais é do que a precisão e a exatidão das informações, ou seja a acuracidade precisa significar que se o produto A no seu sistema conta 10 unidade e está no seu endereço TAL precisa constar a mesma unidade no mesmo endereço.
Quanto maior a acuracidade do seu estoque, ou seja a exatidão das informações entre o seu sistema e o seu armazém menores as chances de você ter prejuízo na gestão do seu estoque.

10 Passos para você conseguir 100% de acuracidade em seu estoque

Além de explicar o que é a acuracidade de estoque nós queremos te dar um passo a passo de como você pode alcançar até 100% de exatidão nas suas operações, ou seja no seu armazém logístico e no seu sistema.

Então vamos lá:

  1. Tenha um cadastro de produto definido (SKU – Stock Keeping Unit), bem como suas quantidades e unidades de medida
  2. Evite digitar os dados das notas fiscais, entrada de mercadorias, etc. Utilize processos de integrações entre sistemas ou arquivos xml para que não haja divergências por erro humano.
  3. Após o recebimento de pedido é muito importante que se faça uma boa conferência de recebimento onde devem ser observados cegamente os produtos fisicamente e após essa confirmação avalie se as quantidades batem com a previsão de entrada informada sistemicamente;
  4. É importante que haja um processo de armazenagem pré desenhado em seu armazém, com as capacidades de armazenagem e locais pré definidos para que cada produto seja acondicionado no melhor local;
  5. No processo de expedição busque também uma forma de emitir os pedidos de maneira automatizada, para mitigar o erro humano.
  6. Tenha pré definido um fluxo de picking (processo de separação dos pedidos)padrão para sua operação para não gerar muitas movimentações desnecessárias;
  7. Após o processo de picking é importante que haja o processo de conferência, ou seja, checagem do processo de separação. Neste momento é possível unitizar os produtos de acordo com os pedidos ou rotas, onde facilita não apenas no apoio da acuracidade do estoque mas também na diminuição de erros de entregas.
  8. É muito interessante planejar inventários cíclicos (ou periódicos) em seu armazém, para que você encontre previamente erros de movimentações e faça as correções para que não ocorram grandes surpresas em seu inventário geral ou anual
  9. Tenha clareza dos processos de movimentação e armazenagem das suas mercadorias desde a entrada no armazém até sua saída. Documente esses processos e treine sua equipe com base nesse processo documentado
  10. Conte sempre com um sistema de gestão de armazéns (WMS – Warehouse Management System) para apoiá-los nesta missão. Um bom WMS eximiamente parametrizado e customizado para a sua operação vai automatizar muitas etapas do seu trabalho economizando tempo de trabalho dos seus colaboradores e aumentando a eficácia geral do seu processo logístico.

Consultoria especializada em logística

Ficou com alguma dúvida? Pergunte aqui pra gente que nossa equipe responderá pra você!

Você tem uma empresa ou gerencia um armazém logístico ou estoque e precisa de ajuda para chegar a uma acuracidade de 100% do seu estoque? Talvez nós da Zion Logtec possamos ajudar você. Somos especialistas em gestão logística.
Entre em contato com a gente pelo telefone (14) 3438-3950 ou pelo e-mail comercial@zionlogtec.com.br que um especialista da nossa equipe atenderá você.
Um abraço e ótimo trabalho para você!