Como otimizar o processo de picking em sua gestão de estoque

BLOG

HOME / Como otimizar o processo de picking em sua gestão de estoque
Como otimizar o processo de picking em sua gestão de estoque Como otimizar o processo de picking em sua gestão de estoque

Como otimizar o processo de picking em sua gestão de estoque

por Zion Logtec / 12 abr, 2022

O processo de picking refere-se à separação de itens de um armazém para atender os pedidos dos clientes.

Trata-se de uma etapa fundamental na preparação e expedição de pedidos, considerada uma atividade trabalhosa e rigorosa nos armazéns gerais.

Portanto, se você deseja implementar um processo de picking bem estruturado no seu processo logístico, não deixe de ler este artigo completo.

 

Entenda como funciona na prática e quais são os tipos de picking

A seguir, listaremos os principais tipos de picking para você escolher e melhorar as práticas internas da sua empresa. Confira!

Picking discreto: aqui, temos um dos processos de picking mais utilizados na logística. Nesta modalidade, o separador faz a coleta de um pedido por vez, e só inicia outro quando o anterior estiver concluído.

A principal vantagem desta categoria é que a chance de erros é menor, tendo em vista que só uma pessoa fica responsável pelo processo todo.

Picking por onda: já neste método, cada separador fica responsável por um único tipo de produto ou grupo de produtos que, em seguida, são encaminhados para a área de preparação e consolidação, também chamado de unitização.

Este agrupamento segue um calendário conforme as necessidades de entrega firmadas pelo cliente.

Picking por lote: neste sistema, poucos separadores estão envolvidos, uma vez que o mesmo colaborador realiza a coleta de mais de um pedido por vez, através do acúmulo de diversos pedidos anteriores.

Vale destacar que, embora o tempo seja otimizado neste tipo de picking, o risco de erros pode ser maior, se você não tiver um WMS profissional para auxiliar sua equipe.

Picking por zona: nesta forma, os separadores são divididos em zonas, onde cada um é direcionado por categorias de produtos e responsável exclusivamente pelo seu campo de atuação.

Aqui, temos uma vantagem sobre a otimização de tempo, tendo em vista que não há necessidade de descolamento do separador para outros setores.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de picking e suas diferentes operações, vamos te contar o que pode ser feito para melhorar essa gestão e obter resultados satisfatórios. Confira.

 

5 formas de otimizar o seu processo de picking e intensificar seus resultados:

Organize suas rotinas de estoque: ofereça aos seus separadores um armazém organizado, muito bem sinalizado e com áreas estruturadas e estratégicas. Além disso, capacite seus colaboradores para que eles não precisem refazer a separação dos produtos.

Estes pontos são primordiais para manter uma rotina de trabalho organizada, eficiente e melhorar a velocidade da operação.

Esteja antenado aos itens de maior giro: praticidade é indispensável, não é mesmo? Então, para que seu picking tenha ainda mais eficiência e precisão, deixe os produtos de maior saída em prateleiras estratégicas e de fácil localização.

Lembre-se também que o ideal é que estas prateleiras estejam instaladas próximas da zona de embalagem e expedição, de acordo com o tipo de picking a ser executado na sua organização.

Padronize o recebimento: a etapa de recebimento e registro de produtos no estoque requerem um cuidado especial. Sendo assim, esteja sempre atento ao cadastro de código de barras e quantidades exatas, além é claro, de seu armazenamento correto.

Este zelo é fundamental para garantir a ágil localização e a separação desses itens/produtos.

Analise os diferentes tipos de picking: esteja sempre atento ao tipo de picking que melhor atende tanto as necessidades quanto as demandas dos seus colaboradores.

Aqui a ideia é não perder tempo, então monitore toda a operação e escolha sempre a que mais faz sentido para a sua organização.

Invista em um sistema de gestão: possuir um sistema de gestão de estoque (WMS – Warehouse Management System) é indispensável para organizações que buscam por excelência em suas operações.

Já imaginou o quanto a automação de atividades pode maximizar os resultados da sua empresa de logística?

Compreenda que, com o auxílio de um sistema de gestão de armazém, não somente o processo de separação se torna mais ágil, como também haverá redução de falhas humanas, de retrabalhos e a finalização de demandas em aberto também é beneficiada.

Supervisione todo o processo: não faz sentido investir em um novo processo e não acompanhar o seu desempenho, concorda?

Deste modo, acompanhe os seus resultados desde o início ao fim da operação, pois esta ação lhe permite identificar como anda a efetivação de suas atividades bem como, as possíveis falhas que houver.

Isto é importante para aumentar a reputação da sua empresa de logística de armazenagem, destacá-la entre os concorrentes e potencializá-la no mercado.

 

O processo de picking tem muito a agregar à sua empresa.

Temos certeza que agora você não tem mais dúvidas sobre a importância do processo de picking, seus diferentes tipos e o que fazer para otimizá-lo.

Ao decidir implementar melhorias a estes processos em sua empresa, não deixe de contar com quem é especialista neste tipo de serviço, como o time da Zion.

Sempre pensando em inovar em suas soluções tecnológicas para os operadores logísticos, criou o Zion Cloud Mobile, uma ferramenta que tem como objetivo atender operações de picking utilizando uma estrutura de sistemas Web (cloud) com aplicações mobile ou smart devices.

Trata-se de uma tecnologia que possibilita otimizar as operações de separação de produtos, gerando maior produtividade e redução do custo operacional.

A grande vantagem dessa solução é que o operador trabalha com as mãos livres o tempo todo, além de ser uma tecnologia muito amigável, com uma interface do sistema que conversa com o operador. Outra vantagem é que a operação não é interrompida por queda de sinal pois o sistema continua a interação com o operador até que a internet seja restabelecida, o que aumenta consideravelmente a produtividade.

Sem falar da praticidade que é para o colaborador, que não precisa mais se preocupar em segurar, manusear o coletor de dados e separar os pedidos ao mesmo tempo, ou ainda acabar esquecendo ou perdendo o produto pelo armazém.

Venha conosco e, juntos, construiremos uma logística melhor para sua empresa. Para mais informações sobre nossas soluções, entre em contato com a gente pelo telefone 14 3438-3950 ou pelo email comercial@zionlogtec.com.br que um especialista da nossa equipe atenderá você.

Um abraço e ótima logística para você!