Consumidor multicanal: saiba se sua empresa está preparada para atendê-lo

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Consumidor multicanal: saiba se sua empresa está preparada para atendê-lo

por Zion Logtec / 22 set, 2021

Consumidor multicanal: um perfil mais exigente em busca das melhores experiências de compras
Como o próprio nome diz, consumidor multicanal é aquele que está em diversos meios e tem como principal objetivo buscar por marcas que ofereçam a ele uma experiência integrada entre eles, sejam on-line ou off-line.

De forma resumida, eles vivem em busca de novas maneiras de interagir e comprar. E, preparar sua empresa para atender esse tipo de consumidor é algo essencial se você não quer perder vendas para a concorrência.
E por conta disso, listaremos a seguir tudo que você precisa se preocupar em oferecer no seu negócio e assim proporcionar ao consumidor multicanal a experiência que ele tanto almeja. Confira!

Como preparar sua empresa para atender o consumidor multicanal:
Unifique os canais de atendimento
A multicanalidade traz milhares de novas oportunidades e opções aos consumidores. Por isso, mais do que oferecer aos clientes uma experiência completa, se preocupe ter um bom suporte durante todo o processo e que todos os canais e estratégias de vendas estejam integrados para gerar valor à marca.
Adote o SAC 3.0
O SAC 3.0 busca entender o consumidor e suas necessidades por meio do uso da tecnologia, personalizando o atendimento e oferecendo uma experiência mais agradável ao cliente.
Por meio de ferramentas modernas e inovadoras, permite estabelecer uma relação mais próxima entre a empresa e o cliente.
Além da utilização de redes sociais ou aplicativos, emprega softwares de gestão que permitem avaliar o perfil do comprador com base em histórico de compras, informações pessoais, entre outros.
Com isso, o vendedor consegue compreender, cada vez mais, o seu cliente, otimizando o tempo, reduzindo os custos e agilizando processos.

Ofereça atendimento multitouch
Outra dica importante, é oferecer um atendimento multitouch que ajudará sua empresa se destacar no mercado, permitindo uma visão mais ampla sobre o cliente, a empresa e as negociações.
Com ele, é possível que todos os dados sejam armazenados em tempo real, assegurando ao cliente o uso correto de todos os canais de atendimento da empresa, sem ter de entrar novamente com suas informações pessoais, reclamações, sugestões ou problemas em todos os meios disponíveis.
Dessa forma, qualquer colaborador que atendê-lo, seja por chat, pessoalmente ou por telefone, estará apto a resolver a situação de forma simples e rápida, pois todas as informações estarão disponíveis.

Treine sua equipe
O atendimento é elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, é preciso investir em treinamento e capacitação para conseguir o melhor relacionamento com o cliente, bem como para criar padrões de linguagem, instituir a missão e os valores.
Prepare os vendedores para atender todos os tipos de consumidores, desde os clientes fidelizados àqueles que não sabem bem o que procuram, e ofereça suporte integrado em todos os canais. Isso dará maior vantagem competitiva, já que a equipe estará preparada para enfrentar qualquer desafio ou demanda.

Mensure o comportamento do cliente on e off
Essa é uma das melhores maneiras de compreender quem são os consumidores multicanal e engajá-los. Descubra aspectos importantes, como grupo demográfico, gênero, hábitos de navegação na internet, localização, loja física em que compram e costume de pesquisa.
Uma boa ideia é mensurar a influência de cada meio por sistemas específicos, que rastreiam a jornada do cliente e oferecem uma visão geral do comportamento. É dessa forma que se pode otimizar o uso de cada canal e potencializar a decisão de compra por parte do consumidor.

Ofereça informações relevantes e bem localizadas
O entendimento da relação entre o mundo digital e a presença multicanal possibilita direcionar as ações, facilitar o acesso à localização e aprimorar a experiência de compra. Por exemplo, se o produto é pesquisado pelo smartphone, apresente foto, descrição e preço. Disponibilizar esses dados é uma forma fácil de aumentar a chance de conversão posterior.
Como vender omnichannel de forma eficiente com um sistema WMS.

Considerado um importante aliado para suas vendas omnichannel, o sistema de gerenciamento de armazém ajuda a manter a organização dos processos do seu armazém multicanal, que precisa comportar mais de uma modalidade de picking
Com ele é possível gerenciar diferentes tipos de envio, mantendo suas regras de separação e expedição em ordem, eliminando a necessidade de fluxos de trabalho elaborados manualmente, além de trazer mais agilidade e precisão no atendimento de cada tipo de demanda.

Pelo fato de ser um sistema todo integrado à plataforma de vendas, oferece dados em tempo real sobre o estoque e pedidos, o que permite total visibilidade sobre o status do seu pedido, contribuindo para uma melhor experiência de compra do consumidor.

Vale ressaltar que, oferecer entregas ágeis e precisas é um grande fator de diferenciação de uma empresa. Por isso, contar com um sistema WMS para auxiliar na operação multicanal é de extrema importância. Com a automação dos processos, a operação alcança uma grande eficiência e máxima satisfação do cliente.