Desafios em tempos de TURBULÊNCIA
por Milton Nagamine / 04 jun, 2020
Quando as empresas fizeram, em 2019, o planejamento estratégico para este ano, não poderiam imaginar que enfrentariam uma pandemia que trouxesse tantos impactos à Sociedade.
Mas as consequências ao mercado estão aí, aumento de desemprego, diminuição de renda e uma desaceleração brutal da economia.
E aí, o que fazer já que foram atingidas as empresas de todos os portes, nacionais e multinacionais?
Cada empresa teve que tomar decisões rapidamente e fez sua lição de casa visando enfrentar um período de quarentena que nem sabia quando terminaria.
Lição de casa nº 1
ANALISOU A REAL SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVA
- Levantou o que tem previsto de entrada de dinheiro versus saída de Receitas.
- Avaliou criteriosamente o seu fluxo de caixa.
- Simulou os cenários de acordo com a situação do seu caixa.
- Negociou com seus fornecedores.
- Relacionou todas as despesas e eliminou as que não são essenciais.
- Diminuiu ou suspendeu os investimentos, exceto aqueles que trazem resultados (aumento de receitas ou redução de custos) a curto prazo.
- Revisou todos seus processos internos visando tornar a empresa simples e ágil.
- Aproveitou para capacitar seus colaboradores.
Lição de casa nº 2
DIALOGOU COM SEUS STAKEHOLDERS
- Entendeu o momento e a necessidade dos CLIENTES, ajudando no seu crescimento através de concessão ou preços diferenciados de produtos e serviços.
- Pediu colaboração aos FORNECEDORES no sentido de estender os prazos dos vencimentos da fatura ou uma carência para pagar.
- Manteve a transparência com os FUNCIONÁRIOS posicionando-os sobre a real situação da empresa, o que está sendo feito, as alternativas para administrar a crise e o que os funcionários podem fazer pela empresa.
- Trabalhou em conjunto com os PARCEIROS para oferecer solução criativa/competitiva para os clientes.
- Negociou financiamento a juros mais baixos junto aos BANCOS e agentes financeiros para a eventualidade da empresa necessitar de créditos. Avaliou as iniciativas do Governo para estimular a economia. Pesquisou ÓRGÃOS DE FOMENTO para financiar estudos e projetos.
Com esse processo colaborativo certamente houve o reconhecimento de que todos participaram e fizeram o seu melhor e saíram mais fortalecidos !!
No entanto, agora as empresas têm um grande desafio pela frente. Como se planejar e atuar em um cenário onde as regras e a forma de fazer negócios não serão as mesmas que existiam antes da pandemia?
É o momento apropriado para reinventar seu negócio, ficar mais próximo ainda do seu cliente e colocar em ação os planos e ideias que estavam somente no papel.
Lição de casa nº 3
- Ouvir e entender as necessidade do cliente de seu cliente.
- Resolver o problema deles.
- Focar suas ações em seu cliente. Lembre-se que ele é o seu maior patrimônio.
- Tirar da gaveta aquele projeto de lançar um novo produto ou serviço.
- Utilizar toda a criatividade da área comercial para novas formas de comercialização de seus produtos e serviços.
- Contar com a experiência da área de marketing para descobrir novos nichos de mercado para empresa atuar.
- Criar ou aprimorar os seus indicadores de gestão.
- Revisar seu planejamento estratégico de longo prazo para curto prazo.
- Usar a tecnologia a seu favor.
- Agilizar a tomada de decisão.
- Implantar a filosofia de Start Up em sua empresa.
Fazendo isso e tendo o pensamento positivo de que esta situação em breve passará, a confiança de que o mercado vai reagir e crescer, e a determinação para trabalhar e vencer, estaremos preparados para enfrentar o “novo normal”
Acredite, tudo vai dar certo!!