Desafios em tempos de TURBULÊNCIA

BLOG

HOME / Desafios em tempos de TURBULÊNCIA
Desafios em tempos de TURBULÊNCIA Desafios em tempos de TURBULÊNCIA

Desafios em tempos de TURBULÊNCIA

por Milton Nagamine / 04 jun, 2020

Quando as empresas fizeram, em 2019, o planejamento estratégico para este ano, não poderiam imaginar que enfrentariam uma pandemia que trouxesse tantos impactos à Sociedade.

Mas as consequências ao mercado estão aí, aumento de desemprego, diminuição de renda e uma desaceleração brutal da economia.

E aí, o que fazer já que foram atingidas as empresas de todos os portes, nacionais e multinacionais?

Cada empresa teve que tomar decisões rapidamente e fez sua lição de casa visando enfrentar um período de quarentena que nem sabia quando terminaria.

Lição de casa nº 1

ANALISOU A REAL SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVA

  • Levantou o que tem previsto de entrada de dinheiro versus saída de Receitas.
  • Avaliou criteriosamente o seu fluxo de caixa.
  • Simulou os cenários de acordo com a situação do seu caixa.
  • Negociou com seus fornecedores.
  • Relacionou todas as despesas e eliminou as que não são essenciais.
  • Diminuiu ou suspendeu os investimentos, exceto aqueles que trazem resultados (aumento de receitas ou redução de custos) a curto prazo.
  • Revisou todos seus processos internos visando tornar a empresa simples e ágil.
  • Aproveitou para capacitar seus colaboradores.

Lição de casa nº 2

DIALOGOU COM SEUS STAKEHOLDERS

  • Entendeu o momento e a necessidade dos CLIENTES, ajudando no seu crescimento através de concessão ou preços diferenciados de produtos e serviços.
  • Pediu colaboração aos FORNECEDORES no sentido de estender os prazos dos vencimentos da fatura ou uma carência para pagar.
  • Manteve a transparência com os FUNCIONÁRIOS posicionando-os sobre a real situação da empresa, o que está sendo feito, as alternativas para administrar a crise e o que os funcionários podem fazer pela empresa.
  • Trabalhou em conjunto com os PARCEIROS para oferecer solução criativa/competitiva para os clientes.
  • Negociou financiamento a juros mais baixos junto aos BANCOS e agentes financeiros  para a eventualidade da empresa necessitar de créditos. Avaliou as iniciativas do Governo para estimular a economia. Pesquisou ÓRGÃOS DE FOMENTO para financiar estudos e projetos.

Com esse processo colaborativo certamente houve o reconhecimento de que todos participaram e fizeram o seu melhor e saíram mais fortalecidos !!

No entanto, agora as empresas têm um grande desafio pela frente. Como se planejar e atuar em um cenário onde as regras e a forma de fazer negócios não serão as mesmas que existiam antes da pandemia?

É o momento apropriado para reinventar seu negócio, ficar mais próximo ainda do seu cliente e colocar em ação os planos e ideias que estavam somente no papel.

Lição de casa nº 3

  • Ouvir e entender as necessidade do cliente de seu cliente.
  • Resolver o problema deles.
  • Focar suas ações em seu cliente. Lembre-se que ele é o seu maior patrimônio.
  • Tirar da gaveta aquele projeto de lançar um novo produto ou serviço.
  • Utilizar toda a criatividade da área comercial para novas formas de comercialização de seus produtos e serviços.
  • Contar com a experiência da área de marketing para descobrir novos nichos de mercado para empresa atuar.
  • Criar ou aprimorar os seus indicadores de gestão.
  • Revisar seu planejamento estratégico de longo prazo para curto prazo.
  • Usar a tecnologia a seu favor.
  • Agilizar a tomada de decisão.
  • Implantar a filosofia de Start Up em sua empresa.

Fazendo isso e tendo o pensamento positivo de que esta situação em breve passará,  a confiança de que o mercado vai reagir e crescer, e a determinação para trabalhar e vencer, estaremos preparados para enfrentar o “novo normal”

Acredite, tudo vai dar certo!!

Translate »