Dia 18/06 – Dia do Químico e a Logística Química

BLOG

HOME / Dia 18/06 – Dia do Químico e a Logística Química
Dia 18/06 – Dia do Químico e a Logística Química Dia 18/06 – Dia do Químico e a Logística Química

Dia 18/06 – Dia do Químico e a Logística Química

por Marcos Meneses / 18 jun, 2021

O dia 18 de junho no ano de 1956 foi de grande importância para os profissionais da Química no Brasil, pois nesta data com a criação da lei “Lei Mater dos Químicos – Lei nº 2800/56” os químicos passaram a ser valorizados como deveriam no país.

Nesta data também foram criados os conselhos de química CFQ (Conselho Federal de Química) e CRQs (Conselhos Regionais de Química) deixando a classe dos químicos mais conhecida impulsionando em uma atuação mais ativa quanto ao desenvolvimento tecnológico.

No universo da logística os produtos químicos possuem processos específicos de armazenamento por serem produtos com alto grau de risco devendo estar em recipientes seguros de acordo com a sua classificação. Sua área precisa estar em temperatura adequada, com boa ventilação pois caso haja vazamento de um dos produtos, os demais não sejam contaminados com fumaça ou líquido. Pisos sólidos e sem luz solar direta são indispensáveis. Além disso o local de armazenamento do produto químico, deve ser bem planejado e preparado para suprir as necessidades de acordo com a classificação dos produtos perigosos que são:

  1. explosivos,
  2. gases (inflamáveis, não inflamáveis, tóxicos e não tóxicos),
  3. líquidos inflamáveis,
  4. sólidos inflamáveis (substâncias sujeitas a combustão espontânea; substâncias que em contato com água emitem gases inflamáveis),
  5. substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos,
  6. substâncias tóxicas e substâncias infectantes,
  7. materiais radioativos,
  8. substâncias corrosivas,
  9. substâncias e artigos perigosos diversos.

Diante disso a melhor maneira para gerenciar o armazenamento do produto químico é utilizar ferramentas que a tecnologia nos disponibiliza e o WMS da Zion possui todas as funcionalidades necessárias para gestão deste tipo de produto, proporcionando o armazenamento adequado para cada classificação trazendo melhoria no processo com o nível de criticidade necessário neste tipo de operação.

Quero deixar meus parabéns aos profissionais da Química pelo seu trabalho de tamanha importância.