Dia do programador: Dificuldades da área x Profissionais capacitados

BLOG

HOME / Dia do programador: Dificuldades da área x Profissionais capacitados
Dia do programador: Dificuldades da área x Profissionais capacitados Dia do programador: Dificuldades da área x Profissionais capacitados

Dia do programador: Dificuldades da área x Profissionais capacitados

por Luiz Souza / 11 set, 2020

Analista, programador, desenvolvedor, engenheiro de software, são tantos títulos que talvez nem caiba nesse texto.

A área de desenvolvimento de software é uma das mais comentadas, amadas, desejadas e até odiadas da atualidade e havendo ainda muita confusão sobre a identidade do tal programador ou profissional de TI.

Isso se reflete na dificuldade de muitos, senão todos, profissionais ao tomar decisões sobre a carreira. O que devem estudar? Vale a pena saber a linguagem “A”, “B” e “C”? Em que se especializar?

Todos já ouviram o mantra de que em TI “é necessário estar sempre se atualizando”.

Esta é mais uma frase pronta que, de tantas vezes repetida, já perdeu completamente o significado e o impacto em nossas mentes.

Nesse contexto acaba surgindo as dificuldades, pois a tecnologia avança de uma forma tão grande que acompanhá-la se torna uma tarefa dura, maçante e quase impossível de se realizar.

Com o passar do tempo aumenta a gama de conhecimento, plataformas, linguagens, frameworks e ferramentas que se utilizam.

Os alunos da graduação que vão trabalhar com software precisam sair da faculdade dominando conceitos que foram formulados ao longo de anos, décadas e até séculos.

É como se cada turma terminasse os estudos sabendo menos do que quem está começando, pois a grade de estudo já foi alterada, com disciplinas novas e ferramentas mais recentes.

Apesar das dificuldades, precisamos entender que leva tempo para aprender bem qualquer profissão, inclusive com sistemas de gestão de armazenagem (Zion WMS).

Alguns dizem que leva uma média de dois anos para alguém começar a entregar bons resultados e dez anos para ser realmente expert no que faz.

Então não se desespere perante as dificuldades, pois com o passar dos anos você vai acumular experiências que o tornará um profissional preparado para o mercado.

Não deixe somente que o tempo e a experiência capacitem, busque conhecimento constantemente seja em cursos específico ou em cursos mais longos, como pós-graduação.

Quem deseja ser o melhor ou alavancar sua carreira precisa ficar atento às tendências do mercado para oferecer um trabalho melhor e que supra as necessidades da empresa.

Busque nos estudos destinar seus esforços em algo específico, pois abranger tudo é muito difícil.

Seja um especialista em alguma área de TI ou alguma tecnologia, dessa forma você estará diminuindo as opções em que deverá focar para se transformar a cada dia em um profissional capacitado para enfrentar grandes desafios.