Quando falamos da implantação de sistema de gestão de armazém, o que toda empresa procura é por um processo bem-sucedido. Mas como garantir isso? Confira essas dicas:
Falar em gestão de armazéns e não falar de ajustes, bem como estratégias em prol de um sucesso maior é quase impossível. Mudanças são essenciais dentro dos armazéns e cadeias por dois principais motivos:
A busca pela digitalização na gestão de armazém nos mostra com mais clareza o aumento da busca pela implantação de sistemas de gerenciamento, como WMS (Warehouse Management System). Como resultado, encontramos gestões cada vez mais eficientes e otimizadas.
Mas uma dúvida bastante comum quando falamos em sistemas de gestão de armazém é: como tornar a implementação bem-sucedida? Bom, antes de mais nada é importante ressaltar que a aplicação de qualquer tecnologia em uma empresa requer também uma mudança cultural e preparo para que tudo saia como planejado.
Por isso, além de escolher uma empresa profissional e com ampla expertise para o processo, também é importante ter um cuidado especial durante o mesmo. É claro que a Zion conta com uma equipe de consultoria que orienta e monitora todo o processo de implantação. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais sobre o assunto.
A aplicação da tecnologia nas empresas trouxe importantes avanços aos processos de trabalho que, por sua vez, trazem rentabilidade ao negócio. Para os gestores, a implantação de um WMS é um “divisor de águas” que proporciona inúmeros benefícios ao seu negócio, tais como:
Por outro lado, antes mesmo de todos esses benefícios serem percebidos, o simples fato da mudança pode gerar inseguranças entre alguns profissionais da equipe. Isso, principalmente aqueles que realizam tarefas manuais e podem ver seu trabalho em jogo.
Por isso, é preciso comunicar de forma clara todos os envolvidos no processo, compartilhar os pontos positivos da mudança e promover a motivação da equipe. Ao trabalhar com um bom engajamento, os colaboradores perceberão que a tecnologia será uma grande aliada, ajudando-os a reduzir o trabalho repetitivo e os erros.
Além disso, é necessário participar ativamente da mudança e compartilhar com a equipe de implantação se todas as expectativas estão realmente sendo atendidas. Isso, seja em termos de resultados financeiros, recursos, tempo ou até mesmo a adaptação de toda a equipe.
Como funciona o seu armazém hoje? Como os itens são classificados e organizados? Quais são as necessidades de serviço do seu armazém? Estas são algumas perguntas que podem ajudá-lo a descobrir as necessidades atuais do seu armazém.
Ao revisar todos os processos que envolvem seu centro de distribuição, é possível entender como funciona o armazém, quais são as principais necessidades e prioridades logísticas antes de implementar um WMS.
A realização dessas avaliações durante o processo de planejamento pode antecipar problemas que possam surgir durante a implementação do sistema de gestão. Assim como pode reduzir riscos e ajustar as expectativas da equipe para os resultados esperados.
Organização e planejamento são palavras que definem o sucesso da implantação de sistema de gestão de armazém. Resultados satisfatórios são difíceis de alcançar quando não há metas e planos de acompanhamento.
Portanto, é necessário criar um plano de ação e especificar datas e prazos para cada etapa da implantação do WMS. Dessa forma, é possível evitar uma série de riscos e obstáculos que podem comprometer o projeto e causar prejuízos inesperados à empresa.
Uma dica para criar um cronograma de sucesso é alinhar tudo com a equipe de implantação. Ela é uma extensão da sua equipe e precisa estar confortável com os prazos estimados.
Na verdade, todas as partes devem estar na mesma página de acordo com o cronograma estabelecido. Ao compartilhar informações e permitir a participação no planejamento, você pode demonstrar confiança e respeito, fortalecendo os relacionamentos por meio da colaboração.
Conforme mencionado no item anterior, a implantação do WMS é proposta e elaborada com base nas necessidades e fluxo de trabalho de cada centro de distribuição.
Cada modelo de negócios é único e, embora a maioria dos sistemas de gerenciamento siga um padrão, é importante garantir que o WMS seja ajustado e personalizado para atender às especificidades de sua operação.
Além disso, faz toda a diferença atentar-se à integração da empresa de implantação com outros sistemas que já existem em seu armazém. Ter um WMS flexível e personalizado reduz riscos e possíveis problemas logísticos futuros.
Sua empresa provavelmente usa alguns outros sistemas, recursos e até mesmo registra os processos do armazém e as informações de fluxo de trabalho em algum lugar. Grande parte do sucesso de uma implementação de WMS vem da transferência adequada dessas informações para o novo sistema.
Portanto, deve-se tomar cuidado para não deixar de fora nenhum dado, incluindo informações anteriormente não documentadas. É necessário “combinar” todas as informações existentes no armazém para que o WMS funcione com o máximo desempenho.
Fazer testes de software deve ser algo indispensável! Eles entram em ação para verificar a funcionalidade do sistema, bem como seu desempenho. Ao implementar um WMS, o melhor é realizar essas avaliações usando dados reais do warehouse e comparar os resultados em cada etapa.
O teste operacional em todo o processo visa encontrar, relatar e identificar problemas de disponibilidade que podem ser ajustados durante a implantação. Estes testes garantem muitos benefícios considerando o melhor aproveito do sistema de gestão de armazém. Alguns deles, são:
Enfim, pode-se ver que a implementação do sistema de gestão de armazém, para ser bem sucedida, precisa seguir passos importantes. Por isso, para não ter erro e garantir o retorno esperado, conte sempre com quem entende! Acesse nosso site e confira mais de perto nosso trabalho.