Endereçamento de estoque: como ele pode melhorar a eficiência operacional logística

BLOG

HOME / Endereçamento de estoque: como ele pode melhorar a eficiência operacional logística
Endereçamento de estoque: como ele pode melhorar a eficiência operacional logística Endereçamento de estoque: como ele pode melhorar a eficiência operacional logística

Endereçamento de estoque: como ele pode melhorar a eficiência operacional logística

por Zion Logtec / 17 nov, 2022

Como melhorar a eficiência operacional logística com o endereçamento de estoque

Falar sobre endereçamento de estoque é também falar sobre uma maior eficiência operacional logística. E, para identificar este fato não é preciso ir longe: imagine uma cidade sem nomes nas ruas e numeração nas casas. É algo bastante complicado, não é mesmo? Afinal, como você chegaria ao local que precisa?

 

Da mesma forma, podemos nos referir a um centro de distribuição, dividido por vários corredores, diversas estantes e uma variedade imensa de produtos. Sem as devidas informações, o trabalho dos repositores ou separatistas se torna quase impossível.

 

Por isso, entra em cena o endereçamento de estoque, uma solução capaz de auxiliar na localização mais rápida de áreas e mercadorias presentes em um estoque. Entretanto, não estamos falando de simples placas ou etiquetas. Estamos falando de uma grande tecnologia capaz de tornar tudo mais ágil e preciso.

 

Tudo parece fazer bastante sentido para você? Então, é hora de entender mais a fundo como a eficiência operacional logística do seu armazém pode ser melhorada com o endereçamento de estoque.

Primeiramente, o que é endereçamento de estoque?

Em dizeres simples: o endereçamento de estoque é um sistema de localização que orienta cada posição no estoque. Ou seja, uma ferramenta capaz de possibilitar uma maior organização interna, facilitar a localização, o rastreamento e a movimentação de cada item.

 

Existem diversos modelos de sistema de endereçamento de estoques, sendo um dos mais populares o WMS. Este, além do endereçamento, oferece diversas outras possibilidades, facilitando todo o fluxo do armazém.

E como ele funciona?

O endereçamento de estoque se assemelha a identificação de moradias em uma cidade. Ou seja, o mesmo é composto por ruas, edifícios/prédios, andares e apartamentos.

 

As ruas são os corredores, enquanto os edifícios são as colunas das estantes. Além disso, os andares são os níveis das prateleiras e os apartamentos representam cada vão onde os produtos são armazenados.

 

Cada item recebe uma identificação específica, normalmente composta por números. Inclusive, deve-se evitar o uso de letras neste processo, considerando suas limitações e possibilidade de confusão.

 

Algumas dicas para que o sistema funcione corretamente são:

  • Cada rua deve ter um número distinto e ele não deve se repetir;
  • Garantir que as colunas dos corredores sejam ímpares de um lado e pares do outro favorece a separação;
  • A numeração dos prédios deve ser feita a partir das docas;
  • A numeração dos andares deve começar do nível mais baixo para os mais alto, em ordem crescente.

Quais os sistemas de endereçamento de estoque?

Existem diferentes sistemas de endereçamento de estoque, sendo os principais:

  • Sistema de endereçamento fixo: neste, cada produto tem uma posição fixa, determinada conforme um padrão pré-estabelecido;
  • Sistema de endereçamento rotativo: a opção não mantém uma posição fixa sobre as mercadorias, deixando todos os endereços disponíveis a qualquer momento. Vale destacar que esta é uma das opções que oferece maiores vantagens, afinal, todo o espaço do armazém pode ser aproveitado, chegando até a 92% da sua capacidade física.

E os tipos?

Dentro destes sistemas, existem tipos de endereçamento específicos. Alguns deles, são:

  • Blocados: onde é feito o empilhamento simples de paletes sem uso de estruturas de estocagem. Nesse, acontece apenas a indicação de área, rua e número de posição do palete;
  • Sinalização: trata-se de sinalizações por etiquetas. Elas facilitam a identificação e devem seguir um padrão visível;
  • Código de barras: uma opção extremamente útil e que facilita diretamente o dia a dia nos armazéns. Inclusive, com a utilização do software WMS, o controle é maior e mais preciso.

As vantagens oferecidas pelo endereçamento de estoque

Organização, facilidade na localização dos produtos e eficiência na operação logística são benefícios claros, e isso pôde ser visto completamente no decorrer do conteúdo. Entretanto, as vantagens oferecidas podem ir além, oferecendo:

  • Mais agilidade nos processos, sobretudo no picking;
  • Permitindo um melhor aproveitamento de recursos em âmbito geral;
  • Colaborando na redução significativa de custos;
  • Controlando o estoque de forma mais eficiente e precisa;
  • Facilidade na implementação de sistemas, como WMS.

As tecnologias são as melhores aliadas dos processos logísticos

Já comentamos em outros artigos: estamos vivendo a logística 4.0. Por isso, o uso da tecnologia aplicada à gestão de estoque é muito mais do que uma tendência, sendo considerada atualmente uma necessidade (e por vezes item de sobrevivência em um mercado tão competitivo).

 

Assim, o sistema WMS é um exemplo prático, acessível e indispensável quando o assunto é melhorar a eficiência operacional logística. Através deste sistema, além do endereçamento de estoque, é possível tornar mais eficiente e otimizado etapas e processos de supply chain também.

 

O WMS garante uma integração de todos os passos da cadeia de suprimentos, do recebimento até a expedição. Além da já citada agilidade, o mesmo colabora para um maior controle, redução de custos e experiências positivas ao consumidor.

 

Inclusive, a Zion é a criadora do primeiro sistema WMS genuinamente brasileiro. Ou seja, somos especialistas quando o assunto e logística de armazéns.

Então, que tal tomar as rédeas do seu estoque e melhorar a eficiência operacional logística do mesmo com o endereçamento de estoque e um sistema que será o seu maior aliado? Confira nosso site e saiba mais sobre esta solução!

Translate »