Engenharia de Produção e Logística

BLOG

HOME / Engenharia de Produção e Logística
Engenharia de Produção e Logística Engenharia de Produção e Logística

Engenharia de Produção e Logística

por Luiz Monteiro / 11 maio, 2021

Na Logistica 4.0 os processos estão cada vez mais integrados e eficientes através da união dos novos recursos tecnológicos, tornando a Engenharia de Produção e a Logística cada vez mais importantes na cadeia de distribuição.

O planejamento logístico nem sempre foi abrangente. Por muito tempo o foco era somente em transporte e estoque para a redução dos custos logísticos.

Com o passar do tempo a logística passou a ter um foco estratégico. A logística passou a fazer parte das atividades desde as compras até a entrega aos clientes, podendo dessa forma contribuir mais com a estratégia corporativa. Deixou de ser um centro de custos para tornar-se um fator de vantagem competitiva, contribuindo com a lucratividade e a produtividade das empresas.

A Engenharia de Produção passa a ser responsável pelos processos produtivos das empresas, do manejo das matérias primas à entrega do produto final, devendo o profissional estar atento às tendências e inovações tecnológicas para que todos os processos logísticos desta cadeia sejam eficientes na estratégia corporativas.

Os softwares de gestão logística como um WMS podem auxiliar e decretar a eficácia dentro de uma empresa, auxiliando nas tomadas de decisão, sendo uma ferramenta fundamental para a definição das necessidades de aquisição ou prioridade de movimentação para o atendimento das demandas.

A inteligência de softwares de gestão logística como o WMS da Zion está ligada diretamente a execução bem sucedida das estratégias definidas, integrando diretamente as duas áreas Engenharia de Produção e Logística.