O que é reengenharia logística

BLOG

HOME / O que é reengenharia logística
O que é reengenharia logística O que é reengenharia logística

O que é reengenharia logística

por Zion Logtec / 23 jun, 2022

 

A reengenharia logística faz parte de uma das maiores estratégias para empresas que buscam “colocar ordem na casa” e alcançar o sucesso de seus processos.

 

Qual foi a última vez que você parou para analisar os processos da sua empresa? Meses atrás? Anos? Nunca? Bom, talvez as coisas não estão indo tão bem assim e, ao invés de “tapar o sol com a peneira”, a melhor solução é buscar pela reengenharia logística.

 

Como assim, reengenharia logística, Zion? O nome pode parecer difícil de primeiro momento, mas entender o conceito e como fazer este processo em sua empresa é algo mais fácil do que se imagina.

 

Inclusive, podemos dizer que depois que você entender melhor a reengenharia logística, uma grande chave para transformar a forma que as pessoas trabalham dentro da sua empresa será virada. Ficou curioso para saber mais? Então, continue lendo as próximas linhas.

O que é reengenharia logística?

 

No mundo dos negócios podemos dizer que a reengenharia é definida como uma série de ações coordenadas para repensar e redesenhar radicalmente os processos de negócios. Isso, tendo em busca melhorias significantes em eficiência, produtividade e qualidade.

 

Assim, é possível obter alta eficiência em todas as mensurações de desempenho, tais como:

 

  • Reduzir custos operacionais;
  • Produtividade dos funcionários;
  • A qualidade do trabalho produzido.
  • Incremento da renda média.

 

As empresas que escolhem a reengenharia tentam mudar o cenário em que se encontram. A busca, em essência, é encontrar a melhor forma de percorrer o processo para atingir os resultados e objetivos esperados.

 

Nesse processo, pessoas, equipes, clientes e ferramentas serão revistos, analisados ​​e realinhados com a nova realidade do negócio.

Qual a importância desse processo?

 

A reengenharia logística, não apenas pode como deve ser implementada nas empresas. Sua função garantirá a mudança certa na forma com que os negócios ocorrem atualmente. 

 

Durante o processo, faz toda a diferença analisar e verificar se há a necessidade de novos ajustes e mudanças radicais dentro da empresa. Inclusive, em muitos casos, estes ajustes e mudanças são mais do que necessários.

 

Como bem se sabe, o mercado está em constante mudança. Assim, com a alta competitividade, as empresas devem acompanhar essas mudanças. Aquelas que insistem em permanecer no mesmo e não realizam alterações em sua logística certamente ficarão para trás.

 

A cada erro apontado nos processos pode-se trabalhar nos acertos e nas melhorias. Um ponto, inclusive, que destaca a empresa e chama a atenção dos clientes. Mesmo com a chegada de novos produtos e concorrentes, sua empresa ainda garantirá total destaque dentro do mercado ao adotar as medidas da reengenharia logística.

Quais as vantagens de redesenhar processos?

 

Bom, ao ler as linhas anteriores deve ter ficado claro que redesenhar os processos na empresa traz grandes melhorias. Mas, na prática, como isso realmente afetará as indústrias, centros de distribuição e armazéns gerais?

 

Além do que dissemos acima, sua empresa pode colher vários benefícios adicionais ao iniciar o processo de reengenharia.

 

Alguns, nos quais podemos citar, são:

 

  • Uso adequado dos recursos da empresa: Ao revisar o uso dos recursos atuais torna-se possível identificar onde a empresa pode otimizar as operações e, consequentemente, reduzir custos.
  • Escolher os KPIs certos: Por meio desse momento de redesenho, é possível identificar o que realmente faz parte do universo corporativo de metas e objetivos globais. Assim, será possível estruturar corretamente os KPIs do negócio;
  • Mitigação de risco: O tratamento para procedimentos menos eficazes pode não ter inicialmente efeitos negativos. Mas, no médio prazo, a tendência é que isso comece a acontecer. Por isso, a reengenharia consegue mitigar riscos e afastar problemas.

O bom trabalho gera bons resultados

 

A competitividade torna-se uma das principais preocupações no âmbito organizacional. Ao procurar tornar-se competitivas as empresas estão se reestruturando e redefinindo seus processos produtivos de forma mais eficiente.

 

Nesse cenário, entra em cena a certificação ISO. A certificação surgiu através da melhoria contínua das empresas, consistindo em um selo de aprovação emitido por um organismo terceiro. O mesmo é recebido por uma empresa quando ela oferece algum dos sistemas de gestão internacionalmente reconhecidos pela ISO.

 

Mas como isso acontece? Bom, as normas ISO estão apoiadas em oito princípios: 

  • Liderança;
  • Foco no cliente;
  • Envolvimento de pessoas;
  • Abordagem por processos;
  • Abordagem sistêmica;
  • Melhoria contínua;
  • Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

 

Portanto, a certificação mostra como a reengenharia logística é capaz de mudar completamente a visão da organização. Ou seja, garantindo confiabilidade e assegurando ao mercado que a mesma é realmente qualificada.

Enfim, a reengenharia logística mostra sua importância diariamente e faz parte de um dos quesitos indispensáveis para empresas que querem se tornar ainda maiores. Nós, da Zion, estamos atentos e dispostos a ajudar em todos os quesitos para o seu sucesso. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho!