Otimização de processos e redução de custos logísticos: Agilidade no Picking

BLOG

HOME / Otimização de processos e redução de custos logísticos: Agilidade no Picking
Otimização de processos e redução de custos logísticos: Agilidade no Picking Otimização de processos e redução de custos logísticos: Agilidade no Picking

Otimização de processos e redução de custos logísticos: Agilidade no Picking

por Elivana Fernanda Barbosa / 22 set, 2020

“Picking” ou “Order Picking” são os termos utilizados para descrever o processo que realiza a coleta dos itens a serem expedidos em seus devidos endereços.

Existem modelos de operações para o picking para cada necessidade, podemos destacar: picking discreto, picking por lote, picking por zona, e picking por onda.

O Picking pode atingir até 60% dos custos operacionais, isto porque requer um grande consumo de mão de obra, tecnologia e equipamentos.

Controlar os processos e dimensionar a produtividade operacional no picking é o princípio da identificação de gargalos.

A interação com operadores para entendimento de pequenas dificuldades do dia a dia, como o tempo de espera para utilização de equipamentos, pode ajudar o coordenador, com apoio do WMS, a identificar pontos de melhoria.

Os relatórios de indicadores gráficos (que podem ser extraídos a qualquer momento), a rastreabilidade (controle de tarefas por usuário, histórico de início e fim das tarefas), o lead time e o controle de ociosidade são recursos ofertados pelo Zion WMS para execução da gestão da operação.

O apoio de uma plataforma de gestão gráfica do armazém como o Zion Designer para análise de espaços, de forma que a projeção do armazém possa ser o espelho da parametrização e operação sistêmica, com pesquisa por produtos, endereços, grupos de produtos ou regras de endereços.

A Curva ABC deve ser respeitada para o posicionamento dos SKUs, de acordo com a rotatividade e movimentações. Há exemplo de produtos que tem alto giro em datas comemorativas e pouca saída em outras datas. A ferramenta atende o processo de forma que seja possível obter dados periódicos da Curva ABC e a partir destes realizar movimentações automáticas nas prioridades de endereços de picking.

A Zion conta com uma equipe de especialistas para ministração de treinamentos com o objetivo de capacitar os usuários e incentivá-los a levar constantes melhorias ao processo operacional de Picking.

Tudo isso é feito com base na identificação das necessidades das equipes administrativa e operacional de cada cliente e considera o melhor fluxo operacional de acordo com seus controles (SLA, segmento, comercial, controle sanitário ANVISA, FIFO, FEFO, entre outros).

Por fim e não menos importante, na tomada de decisão, existe a complexidade do estudo para utilização de novas tecnologias no processo de picking.

No Zion WMS podemos destacar o Picking RF, Voice Picking e Pick-to-light.

No caso do Voice Picking, entre outas vantagens, é possível o trabalho com mãos livres, eliminação do relatório de separação e aquisição dos equipamentos com menor investimento.

Por conseguinte, todas estas estratégias pontuadas devem ser avaliadas e aplicadas para adequar ao negócio, adotando medidas essenciais no processo de Picking para redução de custos, aumento de produtividade e satisfação do cliente contando com um software WMS consolidado no mercado.