PESSOAS COMO PESSOAS, A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NAS EMPRESAS

BLOG

HOME / PESSOAS COMO PESSOAS, A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NAS EMPRESAS
PESSOAS COMO PESSOAS, A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NAS EMPRESAS PESSOAS COMO PESSOAS, A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NAS EMPRESAS

PESSOAS COMO PESSOAS, A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NAS EMPRESAS

por Alexandre Souza / 17 mar, 2021

Toda e qualquer empresa busca alcançar um resultado próspero. Crescimento e Desenvolvimento, fazem parte do sucesso de uma empresa e de seus colaboradores.

Muitas políticas internas podem e devem ser parte do alicerce de uma organização, de forma que atendam e satisfaçam as necessidades de seus clientes. Empresas de sucesso são atendidas por processos eficientes, mas por trás de processos eficazes existe um capital humano especializado e capacitado para superar as adversidades do mercado. Reconhecer o capital humano intelectual de uma Organização como agentes transformadores, proporciona ganhos e benefícios para todos. Pessoas precisam ser reconhecidas e tratadas como tal. Cada indivíduo em particular goza de talentos, dificuldades, experiências, conhecimentos e limitações distintas. Competências multidisciplinares na equipe, tornam-se complementares para gerar soluções.

Considerando que o capital humano é o recurso mais precioso de qualquer instituição, nas últimas décadas as empresas tem se voltado para modelos de negócios mais flexíveis, focados na melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores, medidas estas mais conhecidas como humanização nas empresas.

A humanização nas empresas é um conceito baseado em medidas que trazem a satisfação e a felicidade dentro do ambiente de trabalho. Ao invés de priorizar apenas a parte financeira e lucratividade de uma empresa tornam-se importantes também: qualidade de vida, saúde (física e mental) e segurança no trabalho, entre outros.

Um ambiente aonde todos possam se expressar, sugerir melhorias, dar feedback, serem ouvidos, terem atenção adequada, inserir elementos como vídeo games, salas de relaxamento, áreas de lazer, são apenas alguns exemplos, pois ao contrário do que se pensava, essas ações aumentaram a produtividade e o rendimento dos seus colaboradores, o que consequentemente significa maiores lucros e ganhos para as instituições.

Comprometimento, Respeito, Flexibilidade, Ética e Transparência, são alguns dos valores que a Zion Logtec cultiva em seu ambiente para atingir seus objetivos

Um líder humanizado também, é um dos fatores de maior importância para que estas medidas sejam alcançadas. Líderes humanizados gostam e se realizam no que fazem! Liderança é uma das mais importantes posições numa Organização e na carreira profissional das pessoas. Liderar é servir, e ocupar essa posição requer competências de gestão, não apenas para lidar com as responsabilidades e atividades da equipe, mas principalmente para assistir quanto sejam necessários seus liderados. O verdadeiro líder não é o profissional que mais sabe, mas aquele que conhece suas limitações e compreende a importância do trabalho em equipe.

Um líder deve antes de tudo, oferecer treinamento e ferramentas para que seus liderados gerem os resultados esperados pela instituição. Ambiente confortável e ergonomia, são alguns dos fatores que devem ser considerados para o bem estar dos colaboradores.

O home office também entra nessa humanização dentro de uma organização, ainda mais agora em tempos de pandemia, muito do que vivenciávamos foi reajustado para manter as atividades. A cultura home office anteriormente controversa, tem se mostrado uma ótima alternativa para ambas as partes. Aumento na produtividade, economia de deslocamento, flexibilidade de horário, são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo “novo normal”.

Apesar das incertezas, os períodos de dificuldades proporcionam grandes oportunidades, e dessa forma, Resiliência, Determinação e Persistência são três das principais reflexões e inspirações para o corpo da Zion Logtec.