Software de gestão de armazéns: descubra porque sua empresa precisa de um

BLOG

HOME / Software de gestão de armazéns: descubra porque sua empresa precisa de um
Software de gestão de armazéns: descubra porque sua empresa precisa de um Software de gestão de armazéns: descubra porque sua empresa precisa de um

Software de gestão de armazéns: descubra porque sua empresa precisa de um

por Zion Logtec / 31 ago, 2021

Manter um bom funcionamento da cadeia de suprimentos não é tarefa fácil e otimizar esse processo de maneira eficiente, somente com a ajuda de um sistema de gestão de armazém.

Conhecido popularmente pela sigla WMS, permite controlar todas as etapas de um processo logístico, que deve estar em sintonia para evitar desperdícios e aumentar a qualidade de entrega do produto.

Seu principal objetivo é controlar todas as funções do armazém, como recebimento, conferência, qualidade, picking, reabastecimento, inventário, expedição e devoluções.

Para isso, o software de gestão de armazéns é capaz de identificar as mercadorias, fiscalizar a entrada e saída do estoque, controlando prazo de validade, número do lote, número de série e outras informações necessárias que ajudem a prever e prevenir eventuais falhas.

O que faz o WMS dentro de uma empresa?

Controla a segurança das mercadorias
Graças às etiquetas RFID, um método de identificação através de rádio frequência, que permite ter maior controle das mercadorias, facilitando a localização dos produtos e também dos espaços vagos.

Gera relatórios precisos
O sistema de gerenciamento de armazém gera relatórios de estoque de maneira ágil, apresentando informações precisas que ajudam na hora de tomar decisões estratégicas.
Integra com outras áreas
Ter um software de gestão de armazéns permite que você faça interfaces com ERP e sistemas específicos, entre outros, trazendo mais praticidade e organização para a cadeia de suprimentos.

Entenda quais as etapas dos processos logísticos que o WMS atua

Recebimento: confere todas as entradas de mercadorias
Armazenamento: ajuda a organizar melhor os espaços, orientando sobre os locais adequados para o armazenamento de cada produto.
Picking: informa sobre a localização de cada item a ser separado para atender um pedido.
Produção: controla os estoques dos insumos e gera necessidade de reposição apoiando as equipes a se planejarem para evitar interrupções na rotina da fabricação dos produtos.
Expedição: conferência da separação da mercadoria para o envio rápido e eficiente para os clientes.

Vantagens de ter um software de gestão de armazéns

Maior agilidade nos processos
Através de um sistema de gerenciamento de armazém é possível ter mais agilidade, eficiência e produtividade nos processos como um todo, pelo fato de fazer uso de algoritmos inteligentes aliado às tecnologias (Coletor de dados RF, Voice PIcking, Picking by Light) para, por exemplo, informar à equipe sobre a exata localização dos produtos, fazer o picking e despachá-los ao cliente.

Controla o fluxo com máxima precisão
Consegue registrar toda a movimentação de mercadoria nos depósitos, por meio das etiquetas RFID, o que permite controlar o fluxo de produtos armazenados com máxima eficiência e segurança, ajudando na administração dos processos.

Registram as informações em tempo real
Com um software de gestão de armazéns sua empresa é capaz de registrar a entrada e saída de itens do depósito de forma imediata, além de informações, como data de validade, o que economiza tempo nas operações logísticas, acelerando os processos de picking e expedição.

Rapidez na localização de produtos
Por conta de o sistema de gerenciamento de armazém ter a capacidade de informar a localização exata dos itens estocados, o processo ganha mais rapidez, otimizando o processo de entrega das mercadorias.

Garantia de estoque sempre abastecido
Com um software de gestão de armazéns, é possível ter relatórios que informam sobre mercadorias que têm mais saída, permitindo que sua empresa sempre mantenha o estoque abastecido com esses produtos para não perder vendas.

Conte com o WMS Zion e usufrua de todas essas vantagens! Para mais informações, entre em contato!

Leia mais:

Cross docking: saiba como funciona e as vantagens de adotar esse tipo de sistema de distribuição

A importância do controle de estoque em tempos de pandemia

Veja como pode ser vantajoso terceirizar o estoque de seu e-commerce