3 pilares da logística essenciais para sua gestão de estoque de armazém

BLOG

HOME / 3 pilares da logística essenciais para sua gestão de estoque de armazém
3 pilares da logística essenciais para sua gestão de estoque de armazém 3 pilares da logística essenciais para sua gestão de estoque de armazém

3 pilares da logística essenciais para sua gestão de estoque de armazém

por Zion Logtec / 03 out, 2022

Uma gestão de estoque de armazém precisa de bons pilares logísticos para ser eficiente. Existem muitos pontos a serem considerados, o que necessita que os gerentes e analistas de logística estejam sempre atentos.

 

Pessoas, processos e tecnologia são alguns pontos que se deve ouvir quando falamos em logística de armazenagem. Uma gestão de estoque é muito mais do que saber o que se tem disponível, e isso não se pode negar.

 

Pensando nisso, montamos este artigo para lhe apresentar os 3 pilares da logística que você deve levar em conta na gestão de estoque do seu armazém. Vamos lá?

Qual a importância da logística de armazenagem?

Antes de começarmos e irmos a fundo nos pilares da logística, você deve ter em mente a importância da logística de armazenagem.

 

Deve-se ter em mente que a armazenagem de produtos não deve ocorrer de qualquer jeito, afinal, isso pode gerar avarias, perdas e até atrasos nos processos. Por isso, é essencial contar com um processo eficiente, principalmente considerando que isso pode lhe garantir:

 

  • Maior controle de estoque;
  • Melhor distribuição de produtos;
  • Gestão de espaço interno eficiente;
  • Maior controle de perdas;
  • Otimização no uso de equipamentos;
  • Mais velocidade no acesso aos produtos;
  • Maior produtividade.

 

Assim, o setor da logística entra em cena para auxiliar na coordenação de todo o fluxo dos materiais (da chegada até a expedição), garantindo a excelência que uma empresa precisa para ser reconhecida no mercado.

 

O setor logístico é um braço essencial para a conquista de um diferencial competitivo, ampliando a atuação de uma empresa no mercado. Portanto, quanto mais inovadoras as estratégias incorporadas, maior será a redução de gastos, satisfação do cliente e lucratividade do negócio.

 

Quais os pilares logísticos para uma gestão de armazém eficiente

Uma gestão de estoque de armazém não eficiente desencadeia em desgaste e preocupação em todo o processo. Além disso, o fato afeta diretamente o planejamento de vendas e a produção, bem como gera resquício em diversos departamentos envolvidos.

 

Sendo assim, existem alguns pilares da logística a serem considerados para que tudo seja mantido sob controle de forma eficiente e efetiva. Você poderá entender melhor nas próximas linhas.

Atendimento e prestação de serviços em nível de excelência aos clientes

Mesmo que os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa sejam de altíssima qualidade, erros cometidos com atendimento ou durante a prestação de serviços com os clientes podem ser extremamente prejudiciais.

 

Entregas com atrasos e produtos com avarias na entrega são situações que, infelizmente, vemos frequentemente por aí. Inclusive, raramente os consumidores mais exigentes perdoam este tipo de coisa. Assim, a perda de um cliente não mostra apenas uma venda não concluída, mas deixa uma mancha na reputação da empresa. 

 

Dessa forma, o primeiro pilar da logística que você deve considerar na gestão do seu armazém é: o atendimento e prestação de serviços aos clientes devem ser excelentes. Para isso, é essencial que a etapa de planejamento seja bem elaborada, passando por todas as fases:

  • Relacionamento com fornecedores;
  • Acompanhamento do desempenho dos fornecedores;
  • Gestão do estoque;
  • Garanta de embalagens apropriadas;
  • Gestão integrada;
  • Compromisso com os prazos.

Otimização dos níveis de estoque

Realizar uma gestão inteligente de estoque é uma das práticas mais importantes para o sucesso do seu empreendimento. Itens guardados em excesso podem expirar ou ficarem obsoletos, sem contar que eles implicam custos de armazenagem, que interferem diretamente no capital de giro da empresa.

 

Por isso, o segundo pilar é a otimização dos níveis de estoque. Assim, para tomar a decisão correta sobre o que e quanto estocar é necessário fazer uma análise estratégica sobre demandas, sazonalidades, tendências de mercado, gestão de compras e fornecedores, entre outros pontos.

 

Uma dica para fazer acontecer é focar em uma abordagem baseada em um volume máximo e mínimo para cada item de acordo com sua comercialização.

Busca contínua da redução de perdas e custos totais de distribuição

Por mais eficientes que os processos de gestão de estoque de armazém sejam, eles ainda podem ser melhores e mais rápidos com a ajuda de tecnologia. O mercado não para de avançar e, com isso, a busca contínua pela redução de perdas e custos totais de distribuição se torna algo ainda mais importante.

 

Assim, com a tecnologia como aliada, é possível cuidar de etapas operacionais de forma eficiente e garantir mais tempo para solucionar problemas críticos da empresa. 

 

Com sistemas como o WMS da Zion, é possível garantir mais controle dos processos, atenção da gestão de transporte e frotas, fazer uma gestão de armazém correta, além de rastrear e monitorar entregas.

 

Ou seja, pontos cruciais para reduzir perdas e custos totais de distribuição.

Enfim, agora que você já conhece os pilares da logística para a gestão de estoque do seu armazém, é hora da agir! Tome as rédeas das atividades da sua empresa e garanta o melhor da tecnologia com a Zion. Conheça mais de perto nossos sistemas acessando nosso site!

Translate »