Falar sobre tecnologia RFID na área da logística é falar sobre uma operação mais eficiente, ágil e rentável, algo que toda empresa procura. A ferramenta carrega como propósito a ideia de contribuir para a gestão do fluxo de materiais que se interligam entre a cadeia de suprimentos.
Com essa tecnologia, o gestor garante, na palma da mão, dados atualizados sobre os níveis de estoque, a localização das cargas durante todo o seu trajeto, processo de entrega e muito mais!
Sem dúvidas, em apenas dois parágrafos foi possível identificar alguns dos benefícios que a tecnologia RFID na área da logística pode proporcionar, não é mesmo? Mas calma, pois tem mais pontos a se conhecer sobre a ferramenta! Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
A sigla RFID vem do inglês, Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência). Trata-se de uma tecnologia que permite identificar, de forma individualizada, cada produto. A mesma ainda é capaz de registrar informações técnicas e permitir o seu rastreamento.
Na logística, o RFID é uma alternativa para o código de barras, contribuindo de forma efetiva com toda a cadeia de suprimentos. Isso porque, a ferramenta agiliza o trabalho de controle de estoque, bem como o processo de expedição, se aliando a outras ferramentas para registrar entradas e saídas de mercadorias.
É um método de identificação automática via ondas eletromagnéticas, capaz de capturar dados. Seu funcionamento acontece através de etiquetas com microchips que armazenam informações e leitores que capturam os dados codificados pelas etiquetas.
E onde essas etiquetas podem ser colocadas? Em embalagens, produtos ou equipamentos! Assim, ao passar o leitor, a etiqueta é identificada e as informações armazenadas.
Então, para facilitar o processo, antenas são colocadas em pontos estratégicos do armazém e um sistema de gestão faz o gerenciamento dos dados.
A leitura das etiquetas feita pela ferramenta é bastante eficaz. Isso porque, ela não precisa ser estática e em linha reta, como é feito com o código de barras. Em alguns ambientes, inclusive, a tecnologia pode alcançar alturas superiores a 10 metros.
E quais são as etiquetas possíveis para a RFID?
Enfim, de maneira geral, cada tipo de negócio pede uma solução específica. Por isso, antes de qualquer decisão, é importante fazer uma análise criteriosa da operação, identificando os pontos que necessitam de aperfeiçoamento e otimização.Clique aqui e fale conosco para mapearmos seu projeto
A agilidade e qualidade na entrega de produtos começa ainda nos primeiros processos de gerenciamento. Mas, apesar de ser um dos maiores desafios do setor, a tecnologia é capaz de otimizar o processo, garantindo mais agilidade e produtividade.
E dentre as as principais vantagens da RFID na gestão de estoque, são:
A ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço na gestão de armazéns e, como você pôde ver nas linhas anteriores, não é para menos! Sua capacidade de contribuir para o gerenciamento de estoque e do inventário torna todo o processo mais escalável e eficaz. Por isso, alguns dos impactos positivos causados pela tecnologia RFID, são:
A tecnologia permite eliminar a contagem manual de materiais durante a operação de um armazém ou centro de distribuição. Assim, cada peça se torna passível de rastreamento, independente da etapa em que se encontra.
Equipamentos destinados à movimentação de cargas são compatíveis com a tecnologia RFID, o que possibilita acompanhar a localização de empilhadeira, paletes, caminhões e demais peças de alto valor agregado.
Além disso, falando especificamente do gerenciamento de frota, a ferramenta pode ser combinada com sistemas de GPS, garantindo que a posição da carga transportada e do veículo seja de conhecimento dos gerentes.
Com a ferramenta, a atualização completa dos itens do estoque pode ser feita, permitindo que uma varredura periódica com o objetivo de contar, de forma exata, e localizar itens possa ser feita.
A cadeia de suprimentos é composta por diversos elos, como fabricantes, distribuidores e transportadoras. Por isso, podemos dizer que todos os processos são interdependentes.
Com a tecnologia RFID na área da logística torna-se possível garantir uma maior agilidade e segurança aos processos. Ou seja, a compra, produção, venda e transporte das mercadorias. Com o auxílio desta ferramenta, todas as etapas até a entrega ao cliente final são impactadas positivamente.
Enfim, não se pode negar: a tecnologia RFID se mostra uma grande aliada no que diz respeito ao melhoramento de processos da operação logística. Os resultados dos projetos que usam a ferramenta são extremamente satisfatórios, apresentando processos mais eficientes e aumento da lucratividade.
A gestão de um negócio, independente se ele é pequeno ou grande, precisa de atenção. Assim, garantir conhecimento e boas ferramentas ao alcance das mãos faz sempre a diferença para o crescimento no mercado.
E você, quer seguir o caminho de grandes corporações? Então, confira nossas soluções logísticas para gestão de armaz