Falar de gestão de armazéns sem citar a importância da logística de armazenagem nos dias atuais é algo quase impossível. E não é para menos, considerando que uma logística de qualidade passou a ser critério nas escolhas dos consumidores brasileiros.
Certamente os profissionais da área logística e os empreendedores sabem que, para se alcançar a excelência mediante aos consumidores, é necessário ter uma total organização da logística de armazenagem. Mas, por onde começar?
Neste post, você encontrará a “luz no final do túnel” para organizar a sua logística de armazenagem e alcançar seus objetivos.
Primeiramente, saiba que a maior expectativa do consumidor é receber seus produtos com a máxima qualidade e no menor tempo possível.
Inclusive, um estudo feito para consultoria Capterra no início de 2022 apontou que 95% dos entrevistados gostariam que os prazos de entregas por parte dos fornecedores fossem diminuídos. Além disso, 49% apontou que o quesito rapidez nas entregas tem total relevância em suas compras.
Portanto, contra fatos não há argumentos!
Assim, apesar do atendimento de um pedido B2C (pessoa física) ser consideravelmente simples, cada passo tende a abrir dezenas de tarefas. Na área logística, para garantir os resultados esperados sem comprometer controles e alcançando a máxima qualidade de todo o processo, é fundamental buscar pela organização.
Aí, entra em cena o tópico que veremos logo mais: o passo a passo para fazer isso acontecer!
Antes de mais nada, é importante entender todo o processo da logística de armazenagem. De maneira geral, ele se divide em sete etapas:
De fato, uma boa logística de armazenagem demanda experiência operacional, capacitação e estrutura. Em meio a tais características, a organização deve se fazer presente e, para isso, é importante seguir o seguinte passo a passo:
Está buscando uma forma para conhecer mais a fundo os processos do seu armazém para melhorá-los? Então, faça um levantamento! Ele é o termômetro que lhe dará um norte de como organizar da melhor forma a sua logística de armazenagem.
Este passo começa com uma inspeção nas estruturas usadas para armazenagem. Seu maior objetivo é identificar o volume suportado por cada estrutura e direcionar qual o melhor layout a ser utilizado.
As informações para este levantamento devem ser precisas. Isso porque, elas são cruciais para você conseguir elaborar os próximos passos.
O layout consiste na estrutura adotada para a divisão do espaço do armazém. Infelizmente, mesmo tendo um ótimo planejamento em mãos, é extremamente difícil usar 100% do espaço disponível.
Entretanto, é necessário buscar formar de otimizar sua utilização ao máximo, diminuindo os custos operacionais. Assim, procure definir o layout usando as prateleiras e pallets existentes (sempre lembrando de manter um espaço adequado para movimentação).
Uma “planta” do armazém com as medidas das portas e outros itens que podem diminuir o espaço disponível faz a diferença neste passo. Assim, é possível fazer a distribuição de prateleiras e produtos de maneira eficaz pelo armazém.
O endereçamento logístico consiste na divisão do armazém em blocos, ruas, colunas e níveis. Dessa forma, é possível identificar rapidamente onde cada produto está, facilitando o seu transporte.
Entretanto, só se terá sucesso se tudo for bem feito. Para isso, existem sistemas de gerenciamento de armazéns eficazes, que auxiliam no mapeamento para um melhor aproveitamento do espaço e trabalho em geral.
Vale destacar que confiar apenas na memória dos operadores é algo que pode gerar muita confusão, sem contar na dependência que acaba se depositando nesse profissional.
Se a era dos registros manuais ainda não ficou para trás em seu armazém, está na hora de mudar a realidade. Trabalhando desta forma, as chances de erros se aumentam muito, assim como a produtividade do armazém e gastos de insumos são comprometidos.
Por isso, faz toda a diferença eliminar as anotações e buscar por sistemas automatizados. E, para que a implantação deste sistema seja eficaz, a sua equipe deve estar bem treinada.
Uma equipe bem treinada é capaz de aumentar a produtividade e diminuir as margens de erro. Além disso, a capacitação regular garante que todos os membros do time estejam sempre a par de como deve acontecer cada processo dentro da organização.
A tecnologia está aí e veio para ficar! Por isso, para conseguir organizar a logística do seu armazém é importante utilizar ferramentar que lhe auxiliem no processo.
Existem sistemas de gerenciamento de armazéns programados conforme as funções exercidas na sua empresa. Ou seja, considerando suas operações logísticas e como elas devem acontecer.
Com um sistema como este, é possível evitar erros e garantir melhores soluções para cada situação. Portanto, é uma ótima ferramenta para aprimorar seus processos. Um exemplo de sistema de gerenciamento de armazenagem eficiente é o WMS da Zion.
Ele garante uma melhor agilidade e produtividade no processo, bem como redução de erros e custos. Além disso, você terá:
Enfim, após ler e entender estes passos, é hora de colocar tudo em ação. Para isso, nada melhor do que contar com uma empresa de solução de gestão logística ao seu lado!
A Zion conta com soluções inteligentes para processos mais ágeis, seguros e eficientes. Ficou curioso para saber mais? Acesse nosso site e confira tudo o que podemos oferecer para o seu armazém!